loading
A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) certamente está entre as doenças imunopreveníveis mais temidas. Ela é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando meningococcemia — infecção generalizada.
São cinco tipos (sorogrupos) de meningococo causam a maioria dos casos de DM. São eles: A, B, C, W e Y. A importância de cada um varia conforme o país ou região, e também ao longo do tempo. O sorogrupo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no calendário infantil do Programa Nacional de Imunizações(PNI). O sorogrupo B é hoje o mais predominante entre crianças. Em todas as faixas etárias é o segundo, atrás do C e à frente do W e do Y. O tipo A acontece pouco no Brasil.
A vacina contra meningite meningocócica ACWY é importantíssima e confere proteção contra 4 sorogrupos de meningite dos tipos A C W e Y.
Prevenir as doenças meningocócicas deve ser uma preocupação de todos os pais de crianças pequenas, afinal, essas infecções nas membranas que recobrem o cérebro têm alto nível de letalidade: uma a cada cinco pessoas infectadas morre, sendo o risco maior entre quem tem até 5 anos.
É por isso que a Clínica Vaccine Já orienta os pacientes, sobre a importância das vacinas que protegem contra a doença. A meningite B é hoje a mais temida, mas a dose conjugada quadrivalente ACWY também é essencial para proteção completa contra as doenças meningocócicas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), cinco tipos de meningococo causam a maioria dos casos de doenças meningocócicas. São eles: A, B, C, W e Y. “Como – nos últimos anos – a cobertura vacinal contra o tipo C aumentou – a meningite B se tornou o tipo de meningite que mais desperta preocupação, o que não pode permitir que os pais esqueçam que todos os meningococos representam riscos e precisam de prevenção”, lembra a enfermeira Kamila Navroski, responsável pela vacinação na Vaccine Já. Ela acrescenta que, por proteger o paciente de forma mais ampla em relação aos sorogrupos da bactéria, a dose quadrivalente conjugada ACWY é a mais indicada para ser administrada junto à meningo B. A recomendação é não só da SBIm, mas também da Sociedade Brasileira de Pediatria.