loading

VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

A vacina contra Febre Amarela é uma das vacinas mais importantes para viagens nacionais e internacionais. Entenda:

POR QUE TENHO QUE ME VACINAR CONTRA FEBRE AMARELA ANTES DE VIAJAR?

Se você vai viajar, arrume suas malas, mas olhe seu cartão de vacinação. Esse momento é oportuno para atualizar suas vacinas. Veja as principais vacinas a serem tomadas antes de sua viagem.

Um dos itens mais importantes para verificar antes de viajar para o exterior, além do passaporte e do visto, por exemplo, é a carteira de vacinação.

Turistas com destino às áreas endêmicas da febre amarela e de febre tifoide, incluindo países da América Latina, África ou Ásia, devem se vacinar. A dose contra a febre amarela é obrigatória em muitas regiões tanto nacionais quanto internacionais.

A lista de vacinas obrigatórias ou recomendadas para os viajantes está em constante alteração. Uma fonte para consulta é o site do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), do governo dos Estados Unidos. No site wwwnc.cdc.gov/travel é possível selecionar o país que será visitado e obter informações sobre cuidados com a saúde e vacinas. Outra fonte de consulta é pelo Portal CIVNET, da ANVISA, civnet.anvisa.gov.br/civnet/app/viajante, clicar em “Exigências de Viagem” e selecionar o país que vai visitar.

A vacina contra Febre Amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 dias antes da viagem. 

O não cumprimento do prazo da vacinação pode impedir sua entrada em alguns países.

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia - CIVP é um documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional.

IMPORTANTE:

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação para todo território nacional!

É comum as pessoas lembrarem que precisam se vacinar contra a Febre Amarela apenas quando vão viajar para algum país que exija a comprovação da vacina a viajantes brasileiros, o CIVP.

Mas, por que muitos países exigem que o brasileiro esteja vacinado?

Diferente do que muitos pensam, não é porque o país de destino seja de risco para nós. A medida visa evitar que levemos o vírus da febre amarela para outros países.

E por quê? Porque a febre amarela é endêmica em nosso país. Isso quer dizer que podemos ser infectados ou mesmo contrair a doença aqui no Brasil.

Pessoas que vêm de outros países para nos visitar também são orientadas a se vacinar, mas, nessa situação, a vacinação não é obrigatória e o objetivo é proteger o viajante de contrair a febre amarela em nosso território.

Vamos parar para pensar: por que não estamos nos protegendo de um risco que é nosso?
Nesses últimos anos, a doença vem se espalhando por todo país, atingindo territórios que antes não eram considerados de risco: Rio de Janeiro, Espirito Santo e Paraná.

Os casos acontecem todo ano e não podemos saber onde e quando um novo surto acontecerá. A situação é tão grave, que desde 2018, o Ministério da Saúde iniciou o processo gradual de estender a vacinação contra Febre Amarela para todo o território nacional, inclusive para a região nordeste em 2020, região que até então não era considerada área de risco.

Por isso, o Ministério da Saúde orienta que a vacinação contra a febre amarela seja rotina em todo território nacional. É justamente com todos se vacinando que evitamos o perigo da situação sair do controle novamente.

A sazonalidade da doença, também dá a falsa impressão que o problema acabou

DICAS

  1. Não espere viajar para se vacinar contra a febre amarela;

  2. Não espere saber de casos da doença para buscar a vacinação;

  3. Não escolha época do ano para se proteger;

  4. Informe-se sobre as recomendações e contraindicações antes de se vacinar.

A vacina é segura?

A vacina contra a Febre Amarela é usada desde 1930, desde então, a aplicação de milhões de doses anuais evitou milhares de casos e mortes pela doença.

Eventos adversos podem acontecer. A vigilância dessas ocorrências em todo mundo mostra que:

5% dos vacinados apresentam: dor, eritema e enduração por 1 ou 2 dias ou mal estar, cansaço, febre (em geral baixa), discreta dor de cabeça e dor muscular.


Se você pretende ficar em casa ou viajar, antes passe na Clínica Vaccine Já:

Ao tomar suas vacinas na Clínica Vaccine Já, ajudamos você emitir gratuitamente o seu CIVP.

A vacina da febre amarela deve ser feita pelo menos 10 dias antes da data da viagem e você recebe seu Certificado Internacional por email, sem precisar ir mais à Anvisa e sem burocracia.


Esquema de vacinação

Quem deve se vacinar?

Desde que não haja contraindicação, a vacina febre amarela é recomendada de rotina para todos com idade entre 9 meses e 59 anos de idade. A vacina não é contraindicada para maiores de 60 anos, no entanto, para essa faixa etária, o serviço de saúde antes de recomendar a vacinação, deve avaliar os riscos epidemiológicos ou exigência para viajar.

1. Menores de 2 anos: a vacina febre amarela não deve ser aplicada no mesmo dia que as vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) ou tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Neste caso, deve ser respeitado o intervalo mínimo de 30 dias entre as duas vacinas, salvo em situações especiais que impossibilitem manter esse intervalo.
Crianças que receberam uma dose antes de completarem 4 a 5 anos de idade devem receber uma dose de reforço.

2. De acordo com o risco epidemiológico, uma segunda dose pode ser considerada também para crianças maiores que tomaram a primeira dose antes de completar 5 anos, adolescentes e adultos, devido à possibilidade de haver falha vacinal primária.

3. A vacina não está contraindicada para essa faixa etária. Vacinar após avaliação do risco epidemiológico ou quando exigido o CIVP para viajar.


Entre em contato com a nossa central para mais informações ℹ️

Caso tenha dúvidas ou necessite de uma informação será um prazer poder ajudar:

Saiba mais através da nossa central de atendimento ( WHATS )
Telefone: 41 - 3049-6909


Gostaram das informações? 

Não deixe de compartilhar você pode ajudar uma pessoa que nem sabia que existe esta vacina!

Aaaaaaah já ia me esquecendo - Nós somos a Clínica Vaccine Já - Localizada no bairro pinheirinho em Curitiba/PR esquina com o Hospital do Idoso, dispomos das vacinas particulares que ampliam e complementam a proteção ofertada pela rede pública!

Envia pra gente o cartão de vacinas da familia será um prazer avaliar e passar as informações das vacinas indicadas de acordo com a idade!

.
🤝 Conte conosco para uma vacinação segura e eficiente !
.
💙 Clínica Vaccine Já 💙 
✅ Segurança e qualidade que só quem é especialista tem!

Compartilhe: