loading

VACINA BCG

Atenção mamãe e papai, sabia que a vacina BCG é a vacina que deixa a pequena marquinha que simboliza a proteção de um GRANDE gesto de amor?

Vacina BCG também conhecida como a vacina da marquinha do braço direito!

A vacina BCG, que protege contra a tuberculose, foi uma das grandes conquistas que tivemos. Antes da existência da imunização, muitas pessoas eram afetadas por essa doença, que pode tomar proporções bastante graves. 

sigla “BCG” vem de “bacilo de Calmette & Guérin”, que são os sobrenomes dos criadores. Os cientistas Léon Calmette e Alphonse Guérin criaram a vacina em 1921 e até hoje ela é utilizada, protegendo contra essa infecção que pode se tornar meningite tuberculosa ou tuberculose miliar, quadros considerados sérios e levar a óbito.

Ela não tem 100% de eficácia, mas, uma vez administrada por grande quantidade de pessoas, consegue proteger toda a população. A taxa de mortalidade caiu 8% em uma década no Brasil e hoje vemos cerca de 70 mil casos anuais, com alta chance de recuperação, segundo informações do sistema de saúde.

Nas crianças, a tuberculose pode ser ainda mais séria. Por isso, a BCG está entre as vacinas que devem ser administradas nos bebês. Esses cuidados, junto a outros, como o teste do pezinho, garantem uma vida mais saudável aos pequenos.

A prevenção através da vacina BCG

Como falamos, a vacina BCG protege contra formas graves da tuberculose. Essa doença é infectocontagiosa, que significa ser causada por uma bactéria, nesse caso, o bacilo de Koch, que é altamente contagioso principalmente em ambientes fechados. 

É mais comum que a doença ataque o pulmão, mas também pode prejudicar outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro).

A tuberculose é passada de pessoa para pessoa, especialmente entre contatos íntimos, como em casa. Quando o doente expele pequenas gotas de saliva ao falar, espirrar ou tossir, existe a possibilidade de ele transmitir a doença. A baixa resistência do organismo também pode facilitar o desenvolvimento da doença.

Dentre os sintomas, observa-se tosse seca, emagrecimento, fraqueza e falta de apetite. O tratamento é feito por meio de remédios durante seis meses. Mesmo se os sintomas desaparecerem, é preciso continuar até o final. A interrupção dos medicamentos pode causar problemas graves.

Idades ideais e doses da vacina BCG

A vacina BCG deve ser administrada em crianças de até cinco anos de idade, mas, de preferência, em recém-nascidos. Geralmente recomendada pelos pediatras após a primeira consulta da criança com 7 dias de vida e é solicitado para realizar de rotina com 15 dias, ou até o primeiro mês de vida.

Contraindicações da vacina BCG

Assim como qualquer vacina, existem algumas contraindicações da BCG. Ou seja, algumas pessoas não podem tomá-la. Esse é um dos motivos pelos quais a imunização ampla é tão necessária. 

Seu médico será capaz de informar caso o bebê ou a criança tenha alguma dessas contraindicações, consideradas raras. Alguns exemplos de contraindicação são o peso abaixo de 2.000 gramas e a sorologia positiva para HIV com presença de sintomas, nestes casos acompanhamos a evolução e assim que a criança esta apta a receber a vacina deve faze-la o mais breve possivel. 

Possíveis reações da vacina BCG

A vacina BCG é aplicada no braço, preferencialmente no direito. Ela é intradérmica, ou seja, aplica-se entre entre as camadas derme e epiderme da pele.

Nesse local de aplicação, fica uma cicatriz pequena, a que chamamos de “marquinha”.

No momento da aplicação, podemos ver certa vermelhidão. A cicatriz tende a aparecer depois de três meses.

Existem ainda eventos adversos raros que surgem com a frequência de 0,04% nos vacinados: lesões maiores que 10 mm que não cicatrizam, abscessos frios subcutâneos, abscessos quentes subcutâneos, linfadenite, queloide e reação lupoide.

Evolução normal da lesão vacinal:

Da 1ª à 2ª semana: mácula avermelhada com enduração de 5 a 15 mm de diâmetro;

Da 3ª à 4ª semana: pústula que se forma com o amolecimento do centro da lesão, seguida pelo aparecimento de crosta;

Da 4ª à 5ª semana: úlcera com 4 a 10 mm de diâmetro;

Da 6ª à 12ª semana: cicatriz com 4 a 7 mm de diâmetro, encontrada em cerca de 95% dos vacinados.

Não se deve cobrir a úlcera ou colocar qualquer tipo de medicamento. O tempo dessa evolução é de 6 a 12 semanas, podendo prolongar-se raramente até a 24ª semana. Eventualmente pode haver recorrência da lesão, mesmo depois de ter ocorrido a completa cicatrização.

IMPORTANTE: Com a nova formulação da vacina, nem todos os vacinados corretamente apresentam a marquinha, desta forma a revacinação de crianças que não desenvolveram cicatriz deixou de ser recomendada pelo Ministério da Saúde em fevereiro de 2019. 

E se você não souber se tomou a vacina BCG?

É muito importante guardar o cartão de vacinação para comprovar que você tomou a vacina BCG. Atualmente é feito o registro virtual tanto nas clínicas particulares como no sus, em um sistema unificado, mas o cartão é a melhor garantia. 

Mesmo existindo exames que comprovem a imunização, o registro só é válido com a apresentação do cartão de vacinação.

A importância das vacinas

Como vimos neste artigo, a vacina protege bebês e crianças de muitas doenças perigosas. Trata-se de um procedimento simples que salva vidas, especialmente a de recém-nascidos, que estão construindo sua imunidade. Tem alguma dúvida especifica sobre esta vacina envia para nossa equipe, será um prazer atende-los.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE!

 

O dia de aplicação da vacina contra BCG em nossa clínica é nas quartas-feiras!

A vacina atualmente encontra-se em falta nos distribuidores e por ser uma vacina que vêm em um frasco com 10 doses e sua validade após aberta é de 6 horas, solicitamos o agendamento prévio e auxilio dos pais para que não haja disperdicio na vacinação!

VACINAR É PRECISO - PENSAR NA PROTEÇÃO DO PRÓXIMO TAMBÉM!

 

Gostaram das informações? 

Não deixe de compartilhar você pode ajudar uma mãe que nem sabe que as vacinas do seu filho estão em atraso!

Aaaaaaah já ia me esquecendo - Nós somos a Clínica Vaccine Já - Localizada no bairro pinheirinho em Curitiba/PR esquina com o Hospital do Idoso, dispomos das vacinas particulares que ampliam e complementam a proteção ofertada pela rede pública!

Envia pra gente o cartão de vacinas da familia será um prazer avaliar e passar as informações das vacinas indicadas de acordo com a idade!

Caso tenha dúvidas ou necessite de uma informação será um prazer poder ajudar:

Saiba mais através da nossa central de atendimento ( WHATS )
Telefone: 41 - 3049-6909
.
🤝 Conte conosco para uma vacinação segura e eficiente !
.
💙 Clínica Vaccine Já 💙 
✅ Segurança e qualidade que só quem é especialista tem!

 


 

A VACCINE JÁ É UMA CLÍNICA DE VACINAS PARTICULAR QUE ATUA EM CURITIBA, ESTÁ LOCALIZADA NO BAIRRO PINHEIRINHO. ALÉM DE UM ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA TEMOS MUITAS OUTRAS QUALIDADE, COMO ESTACIONAMENTO GRATUITO, TRABALHAMOS COM HORÁRIO AGENDADO, NOSSO AMBIENTE É LÚDICO E DESENVOLVIDO PRINCIPALMENTE PENSANDO NAS NOSSAS CRIANÇAS. MANTEMOS NOSSO ESTOQUE DE VACINAS SEMPRE SUPER COMPLETO COM VACINAS PARA GESTANTES, VACINA BCG, VACINA DOS 2 MESES, VACINAS DOS 3 MESES, VACINAS DOS 4 MESES, VACINAS HPV, VACINA HERPES ZOSTER, VACINA MENINGOCÓCICAS (MENINGO B E MENINGO ACWY), ALÉM DAS VACINAS CONTRA FEBRE AMARELA PARA QUEM VAI VIAJAR, VACINA DA GRIPE OU VACINA DA INFLUENZA PARA EMPRESAS. TRABALHAMOS COM PACOTES DE VACINAS PARA A PROTEÇÃO DO BEBÊ E DE TODA A FAMÍLIA. ENTÃO SE VOCÊ QUER UMA CLÍNICA PARTICULAR DE VACINAS QUE REALMENTE É ESPECIALIZADA EM VACINAS O LUGAR CERTO PARA VOCÊ É A VACCINE JÁ CLINICA PARTICULAR DE VACINAS EM CURITIBA

 

Compartilhe: