loading

GARANTA SUA PROTEÇÃO COM A VACINA CONTRA PNEUMONIA!

Atualmente, existem vacinas disponíveis para a pneumonia pneumocócica que, mesmo não sendo capazes de prevenir todos os casos de pneumonia, podem evitar as formas mais graves.

​​​​​​Vacinas Pneumocócicas

Há dois tipos de vacinas disponíveis contra o pneumococo: a vacina a vacina pneumocócica 13 valente conjugada e a vacina pneumocócica polissacarídica 23 valente.

As Doenças Pneumocócicas são infecções causadas por bactérias pneumocócicas, podendo evoluir e agravar para quadros de:
〰 Meningite (infecção dos tecidos que envolvem o cérebro e a medula espinhal);
〰 Pneumonia (infecção dos pulmões);
〰 Bacteremia (bactérias na corrente sanguínea);
〰 Otites (inflamação / infecção do ouvido);
〰 Sinusites.

PNEUMOCÓCICA 13 VALENTE CONJUGADA

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13), é a única capaz de proteger contra os 13 subtipos mais comuns das bactérias pneumococo (1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F).

PNEUMOCÓCICA 23 VALENTE

A vacina pneumocócica polissacaridica 23-valente (VPP23), também conhecida como Pneumocócica 23, protege contra os 23 subtipos virais de pneumococo (1, 2, 3, 4, 5, 6B, 7F, 8, 9N, 9V, 10A, 11A, 12F, 14, 15B, 17F, 18C, 19A, 19F, 20, 22F, 23F, 33F).


Doença pneumocócica (DP)

Responsável por infecções nos pulmões e ouvidos, por meningite e infecções do sangue (bacteremia e sepsis), a doença pneumocócica é prevenível por vacina. Ela é mais comum no inverno e, frequentemente, se associa à gripe, agravando o quadro. A DP é provocada pela bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae), causa mais comum de doenças graves em crianças menores de 5 anos — posto que era ocupado por outra bactéria, a Haemophilus influenzae tipo b (Hib), fortemente combatida com a vacinação.

Muitas vezes se fala de “doença pneumocócica invasiva”. Isso quer dizer que a bactéria invadiu partes do corpo geralmente livres de microrganismos, como a corrente sanguínea (bacteremia) e os tecidos e fluidos que rodeiam o cérebro e medula espinhal (meningite). Quando isso acontece, é geralmente muito grave, provoca hospitalização e até a morte.

Qualquer pessoa pode ter doença pneumocócica, mas a idade e certas condições clínicas são os principais fatores de risco. Crianças menores de 5 anos (mais ainda as menores de 2 anos), idosos e pessoas com doenças como Aids, anemia falciforme, diabetes; asplenia (por retirada cirúrgica do baço ou por doenças que afetam o funcionamento desse órgão); com doença do coração ou do pulmão, são muito mais propensas a adoecerem de forma grave e até fatal.

Fonte utilizada: SBIM


A doença pneumocócica pode levar a infecções graves nos pulmões (pneumonia), no sangue bacteremia (disseminação da bactéria pelo sangue / sepse – infecção generalizada) e nas meninges, membrana que reveste o cérebro (meningite). Bacteremia e meningite são infecções pneumocócicas invasivas, normalmente muito graves, que levam à hospitalização ou até mesmo a morte.

Segundo dados da Anvisa, a cada 10 casos de pneumonias em pacientes internados, três são causados pelo pneumococo, o que representa 1,6 milhão de mortes no mundo, principalmente em crianças e idosos.

IMPORTANTE: AS BACTÉRIAS QUE CAUSAM DOENÇAS PNEUMOCÓCICAS ESTÃO SE TORNANDO CADA VEZ MAIS RESISTENTES A ANTIBIÓTICOS. UMA VEZ CONTRAÍDA, PODE SER DIFÍCIL DE TRATAR!

Estou correndo risco?
Mesmo se você for saudável e ativo, a capacidade que seu corpo tem de lutar contra a infecção diminui no decorrer dos anos. Você pode não perceber que está em risco, mas as bactérias que causam doenças pneumocócicas são transmitidas facilmente por contato entre as pessoas, incluindo tosses e espirros, e por pessoas que não aparentam estar doentes.

Salientamos a importância da Pneumocócica 13V neste momento de pandemia.

“A vacina previne a pneumonia por um tipo de bactéria que se chama pneumococo. A pneumonia bacteriana é uma das complicações que uma pessoa com agravos do coronavírus poderia ter. Depois da infecção pelo vírus, poderia se instalar uma infecção bacteriana secundária e causar pneumonia.” - Médica Pneumologista, Simone Prezzoti - (Site A Gazeta)
 

Quer saber qual vacina contra Pneumonia é indicada de acordo com a sua idade?

Entre em contato com a nossa equipe de especialistas, será um prazer poder levar a proteção e prevenção para você e toda sua família. 

 

Gostaram das informações? 

Não deixe de compartilhar você pode ajudar uma mãe que nem sabe que as vacinas do seu filho estão em atraso!

Aaaaaaah já ia me esquecendo - Nós somos a Clínica Vaccine Já - Localizada no bairro pinheirinho em Curitiba/PR esquina com o Hospital do Idoso, dispomos das vacinas particulares que ampliam e complementam a proteção ofertada pela rede pública!

Envia pra gente o cartão de vacinas da familia será um prazer avaliar e passar as informações das vacinas indicadas de acordo com a idade!

Caso tenha dúvidas ou necessite de uma informação será um prazer poder ajudar:

Saiba mais através da nossa central de atendimento ( WHATS )
Telefone: 41 - 3049-6909
.
🤝 Conte conosco para uma vacinação segura e eficiente !
.
💙 Clínica Vaccine Já 💙 
✅ Segurança e qualidade que só quem é especialista tem!

 


 

A VACCINE JÁ É UMA CLÍNICA DE VACINAS PARTICULAR QUE ATUA EM CURITIBA, ESTÁ LOCALIZADA NO BAIRRO PINHEIRINHO. ALÉM DE UM ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA TEMOS MUITAS OUTRAS QUALIDADE, COMO ESTACIONAMENTO GRATUITO, TRABALHAMOS COM HORÁRIO AGENDADO, NOSSO AMBIENTE É LÚDICO E DESENVOLVIDO PRINCIPALMENTE PENSANDO NAS NOSSAS CRIANÇAS. MANTEMOS NOSSO ESTOQUE DE VACINAS SEMPRE SUPER COMPLETO COM VACINAS PARA GESTANTES, VACINA BCG, VACINA DOS 2 MESES, VACINAS DOS 3 MESES, VACINAS DOS 4 MESES, VACINAS HPV, VACINA HERPES ZOSTER, VACINA MENINGOCÓCICAS (MENINGO B E MENINGO ACWY), ALÉM DAS VACINAS CONTRA FEBRE AMARELA PARA QUEM VAI VIAJAR, VACINA DA GRIPE OU VACINA DA INFLUENZA PARA EMPRESAS. TRABALHAMOS COM PACOTES DE VACINAS PARA A PROTEÇÃO DO BEBÊ E DE TODA A FAMÍLIA. ENTÃO SE VOCÊ QUER UMA CLÍNICA PARTICULAR DE VACINAS QUE REALMENTE É ESPECIALIZADA EM VACINAS O LUGAR CERTO PARA VOCÊ É A VACCINE JÁ CLINICA PARTICULAR DE VACINAS EM CURITIBA

 

Compartilhe: