loading

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE AS VACINAS CONTRA HERPES ZOSTER

Conheça e entenda as principais diferenças e semelhanças entre as duas vacinas disponíveis no mercado para prevenir a Herpes Zóster.

HERPES ZÓSTER 

A Herpes Zóster é uma doença causada pelo mesmo vírus causador da Varicela-Zóster (Varicela). Sabemos que uma grande parcela da população foi acometida na infância pelo vírus da Varicela-Zóster o mesmo vírus após desaparecer do quadro agudo fica latente/dormente no corpo por anos, senão para sempre e preferencialmente na base dos nervos. Na vida adulta sabe-se que na maior parte das vezes é reativada após momentos de imunidade baixa e se desloca até atingir a pele, causando erupções cutâneas dolorosas que envolvem as regiões do rosto, tronco. As lesões são bem caracteristicas de bolhas avermelhadas, conhecidas como cobreiro. Estas erupções, muitas vezes dolorosas e prurientes, geralmente só aparecem de um lado do corpo, em regiões como rosto, pescoço e tronco, acompanhando o desenho do nervo sobre a pele.

Os idosos e pessoas com imunidade comprometida, como pacientes com HIV ou câncer, são as principais vítimas da doença.

O problema maior é a sequela. A pessoa pode ficar com uma neurite [pós-herpética], que é um dor crônica, principal relato das vitimas de herpes zóster.

Em alguns casos é necessário tomar vários medicamentos, para tentar aliviar os quadros agudos de dor, comprometendo a qualidade de vida.

Primeiramente temos disponivel no mercado uma vacina da MSD contra a herpes-zóster, que foi lançada no Brasil em 2014. Segundo os CDC, o medicamento subcutâneo reduz em 51% o risco de desenvolver a doença e em 67% a possibilidade de dores crônicas.

Contudo, por se tratar de uma vacina atenuada, ou seja, que possui vírus vivos com menor potencial infeccioso, ela é contraindicada para pessoas que estejam com o sistema imunológico comprometido, já que isso poderia causar complicações.

Dessa forma, as pessoas que mais precisam, como pacientes que tomam medicação que reduz as defesas do corpo (como esteroides) ou que têm câncer, acabam não sendo imunizadas.

E com essa perspectiva entra a nova vacina contra Herpes Zóster no mercado a vacina da GSK

Compartilhe: