loading

AS DOENÇAS MAIS COMUNS NA PRIMEIRA INFÂNCIA SÃO PREVENÍVEIS POR VACINAÇÃO

Você sabia que a maioria das mortes por doenças preveníveis por vacinação acontecem com maior prevalência no primeiro ano de vida?! A vacinação de bebês e crianças é um ato de amor. E de responsabilidade dos pais e cuidadores!

VACINAS SALVAM VIDAS E GERAM ADULTOS!

 

A pandemia gerou um medo tão grande nas pessoas principalmente de frequentar os serviços de saúde que como consequência tivemos quedas bruscas nas coberturas vacinais!


As recomendações para isolamento e distanciamento social impostas pela pandemia de COVID-19, o medo da população de se expor ao vírus e outros fatores estruturais levaram a uma importante redução na procura pela vacinação em 2020 e maior ainda no ano de 2021, intensificando um movimento de queda de coberturas verificado no Brasil desde 2020. O cenário resultou em um grande contingente de crianças em atraso com seus calendários vacinais.

Mesmo em isolamento social, o atraso na vacinação gera riscos. Entre janeiro e outubro de 2020, mais de 8.000 casos de sarampo foram confirmados no Brasil. Com a perspectiva de retorno das atividades em escolas e creches, as baixas coberturas podem trazer consequências epidemiológicas precoces e sérias, como surtos e aumento no número de casos de doenças imunopreveníveis, o que impactaria negativamente na capacidade de assistência dos nossos sistemas de saúde público e privado, já afetados pela COVID-19.
 

É importante lembrar que apesar de crianças e idosos serem os grupos mais almejados em campanhas de vacinação, é indispensável ressaltar a importância da prevenção em diferentes faixas etárias. Podemos citar cinco diferentes fases da vida em que a imunização pode – e deve – estar presente, tendo cada uma sua relevância em reforçar a proteção contra doenças que prejudicam a qualidade de vida dos indivíduos. 

 

VACINAÇÃO DOS RECÉM NASCIDOS

Ao nascerem, os bebês são expostos a centenas de vírus e bactérias e, como possuem sistemas imunológicos ainda imaturos e frágeis, ficam ainda mais suscetíveis a doenças e infecções. Hepatite B, influenza e poliomielite são algumas enfermidades graves que impactam a saúde dos recém-nascidos e que podem ser prevenidas com vacinação.  O número de casos de poliomielite, por exemplo, diminuiu em 99% desde o início da Iniciativa Global pela Erradicação da Poliomielite com a vacinação contra a doença.

 

VACINAÇÃO DAS CRIANÇAS

Nesta fase, é importante que crianças de até 10 anos recebam vacinas para primovacinação e de reforço para evitar o surgimento de doenças. Devido à maior exposição na escola – onde acontece o contato com um número maior de pessoas – e ao sistema imunológico ainda em desenvolvimento, as crianças podem estar mais propensas a doenças. Enfermidades como difteria, coqueluche, tétano e gripe são algumas das doenças que podem ser evitadas se as crianças forem vacinadas de acordo com o calendário vacinal.

 

VACINAÇÃO DOS ADOLESCENTES

Os adolescentes são o grupo com maiores chances de ser afetado pelo meningococo, causador da meningite meningocócica. O reforço da vacina ocorre entre os 11 e 14 anos para reduzir o risco de transmissão da doença para pessoas não protegidas. 
É também nessa idade que pode ser administrada a vacina contra HPV, vírus que pode causar cânceres em mulheres e homens adultos.

 

VACINAÇÃO DO ADULTO

Apesar da imunização na idade adulta não ser tão comum, é muito importante continuar de olho na carteira de vacinação: algumas vacinas tendem a perder eficácia ao longo do tempo e necessitam de reforço. Vale ressaltar que, se protegidos, os adultos podem evitar a transmissão de doenças aos familiares e filhos pequenos. 
Gestantes devem ficar atentas e visitar seu médico já que fazem parte do grupo de risco para algumas doenças.
Vacinas contra gripe, hepatite B e tétano, entre outras, são indicadas na fase adulta.

 

VACINAÇÃO DO IDOSO

Considerados parte do grupo prioritário em campanhas de vacinação nacionais, por estarem mais suscetíveis a doenças, os idosos, por exemplo, quando afetados pela influenza, tendem a evoluir com complicações mais graves levar a quadros de pneumonia de repetiçao e maior necessidade de hospitalização. Além disso, a vacinação nesta idade permite melhor qualidade de vida para a população.

 

Nesse cenário, a importância da vacinação fica ainda maior, especialmente das vacinas para recém-nascidos e crianças como a BCG, a vacina combinada contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, Hib* e Poliomielite, Vacina Pneumocócica, Rotavírus e Vacina Tríplice Viral. Elas são a maneira mais segura de proteger seus filhos contra essas doenças e contra Rubéola, Caxumba e Sarampo.

 

IMPORTANTE:

Quando o bebê está em crescimento seu sistema imunológico está em plena formação, além do leite materno é importante a aplicação de todas as vacinas do Calendário de Vacinação para evitar essas 8 principais doenças e muitas outras que também são imunopreveníveis.

➡️ Por isso a mamãe precisa:
✅ Seguir criteriosamente o Calendário de Vacinação do bebê como recomendam as Sociedades Brasileiras de Imunizações e de Pediatria 🗓;
✅ Amamentar seu bebê 🤱🏻;
✅ Alimentar seu bebê com alimentos ricos em vitaminas 🍓;
✅ Fazer com que o bebê esteja em contato com a natureza.

~ Você já parou para pensar a importância das vacinas para a humanidade ?

🌎 Vacinas salvam a vida de mais de 3 milhões de pessoas por ano, principalmente crianças, segundo a Organização Mundial de Saúde. Mas com os atrasos constantes estes números pode cair e podemos vivenciar um novo cenário de doenças infantis pós pandemia!

A hesitação para vacinar – a relutância ou a recusa, apesar da disponibilidade da vacina – ameaça reverter o progresso feito no combate às doenças evitáveis por imunização, que é uma das formas mais custo-efetivas para evitar doenças.

🛡VACINAS SALVAM VIDAS🛡
 

Gostaram das informações? 

Não deixe de compartilhar você pode ajudar uma mãe que nem sabe que as vacinas do seu filho estão em atraso!

Aaaaaaah já ia me esquecendo - Nós somos a Clínica Vaccine Já - Localizada no bairro pinheirinho em Curitiba/PR esquina com o Hospital do Idoso, dispomos das vacinas particulares que ampliam e complementam a proteção ofertada pela rede pública!

Envia pra gente o cartão de vacinas da familia será um prazer avaliar e passar as informações das vacinas indicadas de acordo com a idade!

Caso tenha dúvidas ou necessite de uma informação será um prazer poder ajudar:

Saiba mais através da nossa central de atendimento ( WHATS )
Telefone: 41 - 3049-6909
.
🤝 Conte conosco para uma vacinação segura e eficiente !
.
💙 Clínica Vaccine Já 💙 
✅ Segurança e qualidade que só quem é especialista tem!


 


CLINICA DE VACINAS EM CURITIBA, VACINA PARTICULAR, ATENDIMENTO HUMANIZADO, VACINAS DOS 2 MESES, VACINAS DOIS MESES, VACINAS 3 MESES, VACINAS TRES MESES, VACINAS DOS 4 MESES, VACINAS DOS QUATRO MESES, VACINAS PARES, VACINAS IMPARES, VACINAS PARTICULAR, HEXAVALENTE, PENTAVALENTE, ACELULAR, PREVENAR 13, PNEUMO 13, PNEUMOCOCICA 13 VALENTE, MENINGO ACWY, MENINGO B, NIMENRIX, MENVEO, MENACTRA, GSK, SANOFI, MSD, INFLUENZA TETRAVALENTE, INFLUENZA QUADRIVALENTE, GRIPE QUADRIVALENTE, GRIPE TETRAVALENTE, FEBRE AMARELA, TRIPLICE VIRAL, TETRA VIRAL, VARICELA, HEPATITE A, VAQTA, HAVRIX, DTPA, TRIPLICE BACTERIANA ACELULAR, DENGUE, VACINA BCG, VACINA HEPATITE B, VACINA PREMATURO, VACINA DA CRIANÇA, CALENDARIO DE VACINAS PRIMEIRO ANO DE VIDA, VACINAS DA INFANCIA, CLINICA DE VACINAS PINHEIRINHO CURITIBA, CLINICA DE VACINAS EM CURITIBA, CLINICA DE VACINAS, CURITIBA, CLINICA ESPECIALIZADA EM VACINAS, VACCINE JÁ, EQUIPE VACCINE JÁ, CONTE COM QUEM É ESPECILISTA.

 

Compartilhe: